sexta-feira, 12 de julho de 2013

Diferenças entre as versões do Windows 8 e 8.1

Tem muita gente que tem dúvida de qual versão do Windows 8 comprar para usar na empresa e na residência, até porque o valor de cada um é correspondente a seus recursos e formas de utilização.


Existem disponíveis hoje no mercado 4 versões do Windows 8, que são elas:

Windows RT
Windows 8 (Single Language)
Windows 8 Pro
Windows 8 Enterprise

Em breve, sairá a versão 8.1 que terá algumas mudanças.

Veja as principais diferenças entre as versões:

Windows RT (Run Time)


O Windows RT não é disponível para compra, o mesmo é praticamente “igual” ao Windows 8, porém o mesmo foi desenvolvido para ter melhor desempenho e qualidade nos Tablets que utilizam exclusivamente processadores ARM, além de fornecer melhor experiência ao usuário que deverá utilizar a Windows Store para realizar instalação de aplicativos em seus computadores.

Então qual a diferença do Windows RT para o Windows 8?

Não possui o Modo Desktop (“Aparência do Windows 7”).
Não está à venda para licenciar dispositivos pessoais.
É totalmente incompatível com instalação de softwares locais disponíveis para desktop, ou seja, aplicativos que você necessita de algum executável (.msi, .exe), no Windows RT você só poderá instalar aplicativos através da Windows Store.
Foi desenvolvido e aprimorado para instalação em dispositivos com microprocessador ARM.
Vem pré-instalado em dispositivos com microprocessador ARM (como tablet).

Windows 8 (Single Language)

Está versão do Windows costuma vir pré-instalada em novos Tablets (com processador intel e não ARM), Notebooks e Desktops e computadores All-in-on.


Quais as diferenças da versão do Windows 8 para as outras?

Possui modo Modo Desktop (“Aparência do Windows 7,XP”).
Disponível atualmente para atualização da versão do Windows 7.
Possibilita a instalação de Softwares normalmente além de poder utilizar a Windows Store para download de aplicativos.
Costuma vir pré-instalado em Tablets, Notebooks, Desktops e computadores All-in-on (caso utilizem Windows como Sistema Operacional).
Não funciona em ambientes empresariais que necessitam inserir os computadores no Domínio.
Recursos como Boot via VHD, Group Policy, Hyper-V, AppLocker, Windows to Go, DirectAccess, BranchCache e Windows Media Center, não estão disponíveis para está versão do Windows.

Windows 8 Pro

Está é a versão “completa” do Windows 8 disponível para usuários finais. Está versão funciona em Tablets, All-in-on, Ultrabooks entre outros. Está versão poderá ser instalada em computadores que utilizam hoje Windows 7, pois o Hardware requerido pelo novo S.O. continua sendo o mesmo.
A versão do Windows 8 Pro possui mais recursos que a versão do Windows 8 além de poder ser utilizado em ambiente corporativo, lembrando que diversos dos recursos utilizados em ambiente corporativos não estarão disponíveis para está versão. Está versão costuma sendo muito utilizada em empresas menores que costumam fazer a compra de computadores com Windows já pré-instalado.

Quais as diferenças desta versão para as demais?

Ela possui todos os recursos disponíveis na versão do Windows 8.
Pode ser inserida no Domínio, para empresas que possuem AD.
Possui recursos como Boot via VHD, Group Policy, BitLocker e Hyper-V. Além disto está é a única versão em que você pode adquirir o Windows Media Center.

Windows 8 Enterprise

Está versão está disponível para empresa que possuem Volume License (Licença por Volume), a mesma é desenvolvida com total foco em empresas, esta versão possui diversos recursos a mais que as outras versões, possibilitando aos administradores de empresa o controle sobre os recursos e customização dos Sistemas Operacionais.

Quais as diferenças desta versão para as outras?


Possui todas as vantagens do Windows 8 Pro;
Possui os seguintes recursos não disponíveis em outras versões do Windows 8: AppLocker, Windows To Go, DirectAccess, BranchCache e pode ser virtualizado por RemoteFX;
Só pode ser adquirido por empresas que possuem Volume License (Licença por Volume).

Windows 8.1
Veja, abaixo, alguns dos novos recursos do Windows 8.1 :

Retorno do Botão Iniciar
O Botão Iniciar estará de volta ao desktop – embora não na forma como muitos esperam.
O logotipo do Windows aparecerá no canto inferior esquerdo da área de trabalho tradicional, exibindo exatamente a mesma aparência e comportamentos que a Charm Bar que amplia a partir do lado direito da tela no Windows 8.
Porém, clicar no botão Iniciar na área de trabalho simplesmente enviará o usuário de volta para a tela inicial do Windows 8, ou seja, não será aberto um menu como estávamos acostumados até o Windows 7. No entanto, especula-se que os usuários serão capazes de ajustar o novo botão Iniciar para quando clicado voltar a tela inicial mostrando todos os aplicativos instalados, em vez de mostrar somente aqueles que estão presos à barra de tarefas.
Desligar no Iniciar
A Microsoft lançou a pré-visualização para o Windows Server 2012 R2, que é também uma parte das atualizações do “Windows Blue”. Ele apresenta o novo botão Iniciar, dando uma ideia do que a Microsoft tem planejado para o Windows 8.1.
O botão é projetado para fazer pouco mais do que dar um ícone visível no modo de desktop para levar os usuários de volta para a tela inicial, mas clicando com o botão direito do mouse sobre ele será aberto o menu do utilizador.
Esse menu agora tem opções para desligar e reiniciar, ou seja, os usuários podem reiniciar diretamente a partir do botão Iniciar, semelhante às versões anteriores do Windows.
Direcionar para o desktop
Já que a nova tela inicial tem se mostrado controversa, com muitos desktops e usuários de notebooks lamentando o fato de que eles não podem simplesmente pular direito para a área de trabalho tradicional.
Sabendo de todas essas reclamações a Microsoft adotará no Windows 8.1 uma opção para pular a tela inicial, embora esta opção não venha como padrão.
Defina seu papel de parede e tela de bloqueio
A Microsoft confirmou que o Windows 8.1 permitirá aos usuários definir seu próprio papel de parede na tela inicial. Atualmente, os usuários estão apenas autorizados a escolher entre uma seleção pré-programada e um esquema de cores.
O botão Configurações inclui uma nova opção “Personalizar” que fornece um controle mais detalhado sobre a aparência do menu Iniciar, incluindo a cor de destaque do botão “Iniciar” na Charm Bar.
A tela de bloqueio agora pode ser usada como uma moldura digital, exibindo um slide
show de imagens armazenadas no computador do usuário ou em serviços na nuvem, como o SkyDrive.
Pesquisa renovada
Uma das maiores críticas do Windows 8 é que o menu de pesquisa havia sido prejudicado, retornando apenas resultados para aplicativos por padrão. O Windows 8.1 reverte para um menu de pesquisa unificada que retorna os resultados para aplicativos, arquivos e configurações que você começar a digitar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário