A Intel espera atrair a Apple com seu novo foco em chips para smartphones, como revelou o CEO da companhia, Paul Otellini, durante um evento da companhia na última semana. As informações são da Forbes.
A fabricante de processadores entrou no mercado de smartphones apenas no último mês, mas planeja lançar rapidamente chips que melhorem o desempenho e a eficiência de energia nesses aparelhos. Os novos processadores serão baseados em novos processos de fabricação que trazem maior duração de bateria e melhoram o desempenho dos smartphones.
“Nosso trabalho é assegurar que nosso silício seja tão atrativo, em termos de fazer o Mac rodar melhor ou ser um iPad melhor, que à medida que eles tomem essas decisão não podem nos ignorar”, afirmou Otellini.
A Apple atualmente utiliza processadores Intel em seus computadores desktop e notebook, mas possui chips da ARM no iPhone e no iPad. A ARM é a principal rival da Intel nos smartphones, com cerca de 95% desse mercado. Otellini disse que apesar de a Intel ainda ser nova nesse segmento, pretende roubar participação da rival ARM entre os smartphones.
Até o final do ano, a Intel vai lançar um chip para smartphone de alta performance chamado Atom Z2580, que terá um processador dual-core e capacidades LTE 4G. O processador fornecerá o dobro do desempenho do atual chip dual-core da companhia, o Atom Z2460, que é pode ser encontrado no smartphone X900, da Xolo. Ambos os chips são produzidos utilizando o processo de 32 nanômetros.
Para o ano que vem, a companhia prepara um chip Atom de baixo consumo de energia para smartphones de alta performance. Com o codinome Merrifield, o processador terá um novo design e núcleo gráfico, além de entregar uma “experiência mais imersiva” do que os smartphones atuais, afirma o gerente geral da Intel, Mike Bell.